Organize suas Finanças: Bancos do RS oferecem carência de até 180 dias para clientes afetados por enchentes

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Bancos como Bradesco, Caixa, Banco do Brasil e Itaú anunciaram flexibilização nas condições de empréstimos para a população atingida pelas enchentes em diversos municípios no Rio Grande do Sul.

O Bradesco afirmou que vai oferecer condições especiais nas renegociações, com prazos de carência de até 180 dias, para clientes pessoas físicas e jurídicas que precisarem renegociar o pagamento de linhas de crédito como capital de giro, crédito pessoal e crédito direto ao consumidor.

O Banco do Brasil clientes PF contam com carência de até seis meses para pagamento da primeira parcela na contratação do BB Crédito Consignado ou do BB Crédito Salário. As micro e pequenas empresas atingidas terão acesso à crédito com linhas governamentais e próprias com condições diferenciadas. O banco também estornará a tarifa de emissão de segunda via dos cartões e dará tratamento diferenciado para encargos e saldo devedor dos clientes das regiões afetadas.

Também é possível renegociar dívidas utilizando taxas diferenciadas, com até 180 dias de carência e 120 meses para pagamento. As empresas dos municípios gaúchos atingidos também contarão com linhas de repactuação, com prazos de 30, 36 ou 48 meses, nas operações convencionais, ou até 72 meses, para as contratações via Pronampe.

Os produtores rurais dos municípios afetados também terão as operações prorrogadas, de acordo com a necessidade e manutenção dos encargos originais. No caso de financiamentos da agricultura familiar, será dispensada a apresentação de laudos individuais.

A Caixa oferece a seus clientes pessoa física e pessoa jurídica das regiões afetadas que já possuem crédito contratado no banco a dispensa de encargos na renovação de contratos de penhor; pausa no pagamento de prestações por até três meses nos contratos de Crédito Pessoal PF, Capital de Giro PJ, Renegociação PF e PJ, entre outros; e prorrogação do vencimento das operações de Crédito Rural de Custeio e Investimento.

Para clientes que desejam contratar um empréstimo, foram reduzidas as taxas de juros e disponibilizadas carências para contratação de financiamentos, com maiores prazos para pagamento no Crédito Consignado, Capital de Giro e outras modalidades.

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No Itaú, clientes corporativos podem suspender mensalidades e tarifas de conta corrente e na Rede por pelo menos três meses; pular parcelas; manter limites de crédito e disponibiliza linhas especiais. Clientes com boletos em atraso, mesmo antes da tragédia, terão a suspensão temporária de cobranças.

A Caixa está buscando as prefeituras da região para que habilitem o Saque Calamidade do FGTS. Para ser habilitado, é necessário que o município em estado de calamidade pública ou situação de emergência, reconhecidos por Portaria do Governo Federal, apresente ao banco público a declaração das áreas afetadas pelo desastre.

Após a liberação da Prefeitura, a população poderá realizar o saque do FGTS pelo celular por meio do aplicativo FGTS, sem a necessidade de comparecer a uma agência.

A Caixa está possibilitando a pausa de até três meses nos contratos de financiamento habitacional nas regiões atingidas, mediante solicitação dos clientes. Além disso, é possível incorporar as prestações no saldo devedor dos clientes inadimplentes.

No Banco do Brasil, as operações de financiamento imobiliário e empréstimo com garantia de imóvel poderão ter até quatro parcelas de capital e encargos básicos renegociadas e transferidas para o final do cronograma.

Em outra frente, a Bradesco Seguros anunciou uma operação de emergência de tratamento de sinistros. Segundo o comunicado, “trata-se de uma força-tarefa, mobilizada em caráter especial e com contingente reforçado para atender aos segurados da melhor forma possível”.

Já a Caixa está agilizando aos clientes da região o acionamento de seguro habitacional e pagamento de indenizações.

No BB, há atendimento especial para o acionamento dos seguros/Proagro e, nos seguros Residencial e Empresarial, foram ampliados os valores dos serviços de limpeza, cobertura de telhados e desentupimento previstos nas apólices. A BB Seguros também enviou reguladores e peritos para as regiões atingidas, com a possibilidade de realizar a vistoria presencial ou de forma remota.

O Itaú está facilitando a abertura de sinistros de seguros de vida ou patrimoniais para pessoas e empresas. Com informações do Valor Pro, serviço de notícias em tempo real do Valor Econômico.

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