Passo a passo para se inscrever no Minha Casa Minha Vida 2024

Por

Tá sonhando acordado com a sua casa própria? Pois esse sonho pode se tornar realidade com o Minha Casa Minha Vida 2024! Com o programa do governo, você aproveita taxas bem atrativas e parcelinhas bem longas.

Além disso, as faixas de renda são bem amplas, então as chances de seu financiamento ser aprovado são maiores. Ah, e você pode comprar um imóvel novo ou usado, viu?

Quem pode contratar o Minha Casa Minha Vida?

Antes de mais nada, o Minha Casa Minha Vida 2024 é um programa do governo brasileiro que tem como objetivo ajudar pessoas de baixa renda a comprarem, construir, reformar ou adaptar um imóvel. E claro, existem alguns benefícios interessantes.

Primeiramente, o prazo de pagamento é bem longo, podendo chegar a 35 anos, sem falar nos descontos e as taxas mais atrativas. Mas é necessário seguir alguns requisitos impostos pelo próprio governo federal.

Veja a seguir quem pode fazer a contratação do financiamento:

– Famílias que possuem uma renda bruta mensal de até R$ 8 mil (áreas urbanas);
– Famílias que possuem uma renda bruta anual de até R$ 96 mil (áreas rurais);
– É necessário ter os documentos atualizados.

Além disso, a lista com grupos prioritários que são contemplados no programa são:

– Título das propriedades entregue a mulheres;
– Famílias que possuem uma mulher como responsável pela unidade familiar;
– Famílias que tenham na composição familiar pessoas com deficiência, idosos, crianças e adolescentes;
– Casos de famílias que estão em situação de risco e vulnerabilidade;
– Famílias em áreas em situação de emergência ou em situação de calamidade;
– Casos de famílias em deslocamento involuntário (em razão de obras públicas federais);
– Famílias em situação de rua.

 Faixa 1

Vale ressaltar ainda que as famílias da Faixa 1 (renda familiar mensal bruta até R$ 2.640,00) precisam cumprir requisitos como:

– Não ser proprietários, cessionários, promitente comprador ou usufrutuário de um imóvel residencial; serem ou já ter sido arrendatários do PAR ou detentores de financiamento de imóveis no Brasil;
– Não ter recebido benefícios que possuem natureza habitacional da União;
– O interessado não poderá possuir um cadastro no SIACI ou CADMUT – menos as operações de Aquisição de Material de Construção;
– Não ter cadastro no Cadastro informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (CADIN).

 Qual tipo de imóvel pode ser financiado?

Geralmente, as pessoas têm dúvidas sobre o financiamento Minha Casa Minha Vida, especialmente em relação ao tipo de imóvel que pode ser financiado.

Assim, o governo estabelece alguns critérios para os imóveis elegíveis no programa. Confira quais elas são abaixo:

– Moradias populares e conjuntos habitacionais;
– Imóvel pode ser novo ou usado;
– O mesmo precisa estar localizado em áreas urbanas ou rurais.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Quais os documentos necessários?

Para poder contratar o Minha Casa Minha Vida 2024, será preciso apresentar diversos documentos ao banco e/ou a prefeitura. A seguir, veja quais são:

– Documento de identidade;
– CPF;
– Comprovante de estado civil;
– Comprovante de renda;
– Comprovante de residência;
– Declaração de Imposto de isenção ou de renda;
– Contrato de compra e venda (imóveis já construídos);
– A certidão de logradouro (imóveis já construídos);
– Matrícula do imóvel (imóveis já construídos);
– O Alvará de construção (para imóveis não construídos/na planta);
– Anotação de responsabilidade técnica (ART; para imóveis não construídos/na planta);
– As informações do responsável técnico pela construção (para imóveis não construídos/na planta);
– Declaração de esgoto e elétrica (para imóveis não construídos/na planta);
– Matrícula da obra no INSS (para imóveis não construídos/na planta);
– Memorial descritivo da construção (para imóveis não construídos/na planta);
– Projeto da construção aprovado pela prefeitura (para imóveis não construídos/na planta).

 Como se inscrever no Minha Casa Minha Vida 2024?

Em primeiro lugar, as etapas de contratação do programa Minha Casa Minha Vida 2024 dependem da faixa de renda familiar bruta do contratante.

No caso das famílias que se enquadram na Faixa 1, devem fazer o seguinte:

– Inicialmente, fazer a inscrição no Minha Casa Minha Vida diretamente na prefeitura de sua cidade;
– Em seguida, o banco fará a validação dos dados e documentos;
– Se for aprovado, você receberá um comunicado falando sobre a data que o sorteio das residências irá acontecer;
– Depois do sorteio, a família que for contemplada vai ficar sabendo os detalhes e a data para assinatura do contrato;
– Na sequência, o cadastro será feito, e deverá ser aprovado e validado. A assinatura do documento irá acontecer na sequência.

Quais as outras formas de se inscrever?

A princípio, o interessado no Minha Casa Minha Vida 2024 também tem a chance de contratar o financiamento direto com construtoras. Mas também é possível fazer o processo com uma entidade organizadora que faça parte do programa.

A Caixa Econômica Federal é um dos bancos parceiros. Veja só como contratar o financiamento por eles:

– Em seguida, compareça em uma das agências Caixa ou em um Correspondente Caixa Aqui para entregar os documentos solicitados;
– Então, o banco fará uma análise desses documentos. Depois, o cliente irá conhecer as condições propostas pela instituição;
– Na sequência, o banco fará a validação e aprovação do pedido e da documentação;
– Por fim, você deverá comparecer à agência para assinatura do contrato de financiamento.

Viu só como não é tão complicado se inscrever no Minha Casa Minha Vida 2024? Agora que você já sabe como tudo funciona, dicas e novidades sobre programas e benefícios sociais!

📂 GOV.BR