Dinheiro Esquecido: última “repescagem” de saques dos valores a receber acontece

Por

Em março/2023 o sistema Valores a Receber voltou a funcionar!

Desde 2022, brasileiros puderam consultar os valores e pedir os resgates em uma nova rodada de ‘repescagem’, seguindo um cronograma baseado no ano de nascimento ou de fundação da empresa.

Nova Segunda Fase

Em Março de 2023, o sistema Valores a Receber voltou a funcionar – dessa vez, com um segundo lote de recursos. Ou seja, mesmo quem já fez a consulta na primeira fase não encontrou valores, ainda pode ter algo a receber.

Segundo o Banco Central, a sistemática de consulta e pedido de resgate vai mudar nessa segunda fase: não será mais preciso agendar a consulta de valores e o pedido de saque. Já na primeira consulta, será possível pedir o resgate do dinheiro.

O levantamento do Banco Central diz que o montante a ser devolvido é de R$ 6 bilhões para 38 milhões de pessoas e 2 milhões de empresas.


📅 NOVO CALENDÁRIO VALORES A RECEBER

Em março/2022 o BC iniciou o cronograma de pagamento do dinheiro esquecido. O calendário foi até abril/22 e foi válido para pessoas e empresas que não sacaram o saldo remanescente.

Segundo o BC, o sistema Valores a Receber seria fechado para aprimoramento (ficou por 1 ano). 

A partir de 28/Fev/2023 , o Banco Central liberou a nova 2º fase da consulta.

Se o resultado da consulta for positivo, a partir do dia 07/03/2023, acesse o site do Banco Central para acessar o Sistema de Valores a Receber (SVR) e solicitar a devolução.

Fique tranquilo! Segundo o BC, seus valores ficarão guardados até você solicitar.

Data Nascimento
(pessoa) ou (empresa)
Previsão para receber
1º Fase – entre 1947 e 1988 em diante28/03 até 31/03/2022
Greve Banco Central
mai/22 até fev/23
Greve no BC adiou consulta
2º Fase – – — — –   Nova Consulta28/02/2023 – Consulta Liberada
Resultado da consulta positivo?
Solicitar saque 👍
.

Como consultar o valor e pedir o resgate nesta primeira fase

ANTES DE PEDIR O RESGATE:

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Quem já fez a consulta inicial para saber se tem ou não recursos recebeu uma data específica para retornar ao site do valoresareceber.bcb.gov.br.

• Quem ainda não fez a primeira consulta deve fazê-lo o mais breve possível. É só acessar o site do valoresareceber.bcb.gov.br e fazer a consulta usando o número do CPF e a data de nascimento

Para fazer a consulta dos valores, é preciso ter acesso à conta gov.br, nível prata ou ouro. Se você ainda não tiver login Gov.br, faça seu cadastro gratuito no site https://acesso.gov.br  ou pelo App Gov.br (Google Play e App Store). Você vai precisar de um cadastro Gov.br nível prata ou ouro para solicitar os recursos. Não será possível acessar o sistema com login Registrato

 

PASSO A PASSO PARA CONSULTAR O VALOR E PEDIR O RESGATE:

• Acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br

•  Use seu CPF ou CNPJ para consultar se você tem valores a receber

• Fazer login com sua conta gov.br (nível prata ou ouro).

• Consultar:
a)  o valor a receber;
b) a instituição que deve devolver o valor;
c) a origem (tipo) do valor a receber; e
d) informações adicionais, quando for o caso.

• Clicar na opção que o sistema indicar:
a) ” Solicitar por aqui ” significa que a instituição oferece a devolução do valor via Pix no prazo de até 12 dias úteis:
–  selecionar uma das chaves Pix e informar os dados pessoais;
–  guardar o número de protocolo, se precisar entrar em contato com a instituição.

b) ” Solicitar via instituição ” significa que a instituição não oferece a devolução por Pix no prazo de até 12 dias úteis: entrar em contato pelo telefone ou e-mail informado para combinar com a instituição a forma de devolução do valor.

Para consultar os canais de atendimento da instituição, é preciso clicar no nome da mesma na tela de informações dos valores a receber.

📂 Valores a Receber