Dicas para ativar recursos de segurança nos apps dos bancos antes do Carnaval 2024: mantenha seus serviços financeiros protegidos durante a folia

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De acordo com a pesquisa do Instituto Locomotiva e do Question Pro, mais brasileiros pretendem participar do Carnaval em 2024 em comparação a 2023. Entre aqueles que planejam participar, 80% preferem espaços públicos e 64% vão para blocos de rua. Isso significa que 44% dos respondentes têm a intenção de aproveitar a festa popular neste ano, o que representa 67,9 milhões de potenciais foliões.

Além disso, entre os principais gastos previstos para o Carnaval estão alimentação (83%), bebidas não alcoólicas (62%), e transporte dentro da cidade (53%). Para garantir a segurança durante os pagamentos e estar protegido em caso de perda ou roubo do celular, é importante utilizar as funções de segurança disponíveis nos celulares, como a autenticação em dois fatores, biometria facial, e cadastro no programa Celular Seguro.

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Diversos bancos oferecem recursos de segurança, como o Mercado Pago, que dispõe da funcionalidade “Pessoa de Confiança”, que permite que outra pessoa ajude a proteger a conta em caso de situações suspeitas. O Nubank oferece o Modo Rua, que permite determinar um valor máximo para transações via Pix, TED ou boleto quando não estiver em casa. E a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) reforça que todo usuário pode configurar, nos aplicativos bancários, o limite de valores para transferências via Pix.

Além disso, aplicativos como PicPay oferecem Seguro Carteira Digital, que protege transações realizadas com saldo em carteira e transferências que utilizam o saldo de outros bancos. O seguro oferece proteção em caso de roubos e furtos, cobrindo itens como carteira, aparelho celular, óculos, entre outros. O Banco do Brasil também oferece um seguro que cobre roubos da bolsa e dos itens listados, como carteira e celular.

Em caso de perda ou roubo do celular, é essencial entrar em contato com o banco para pedir bloqueio do app, senha de acesso e conta, além de fazer o registro de boletim de ocorrência e verificar se os dados não foram utilizados para abertura de contas ou empréstimos. O Nubank e o Mercado Pago também oferecem opções de bloqueio e denúncia em caso de perda ou roubo do celular.

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