Taxa de juros do rotativo do cartão de crédito atinge 65,15% do montante da dívida original em abril | Serviços Financeiros

Por

O Banco Central (BC) atualizou seu indicador sobre os juros acumulados no cartão de crédito rotativo e, entre as 15 instituições financeiras que integram o levantamento, os juros acumulados oscilaram entre 18,35% e 65,15% dos valores originais da dívida. Esses números levam em consideração o percentil 99, ou seja, em 99% das operações de cada instituição, os montantes de juros foram menores do que os percentuais divulgados. Os dados divulgados nesta segunda-feira são relativos ao mês de abril.

O indicador mede a proporção de juros cobrados pelas instituições financeiras no crédito rotativo e parcelado em relação ao valor original da dívida e foi lançado no mês de março, com dados referentes a janeiro. O objetivo é monitorar o cumprimento da legislação, estabelecida na Lei 14.690/2023, que determina que os juros e custos financeiros das operações no rotativo e no parcelado realizadas a partir de 3 de janeiro não podem ultrapassar 100% do valor original da dívida.

Esse indicador é segmentado em quatro percentis: 25%, 50%, 75% e 99%. O percentual apresentado no percentil 25%, por exemplo, indica que em 25% das operações, os montantes de juros são iguais ou menores ao percentual indicado em relação aos valores originais das dívidas.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Segundo o BC, o indicador conta com informações provenientes de 15 instituições financeiras que representam 80% do crédito na modalidade cartão parcelado e rotativo. As informações abrangem as operações realizadas a partir de 3 de janeiro deste ano, data de implementação do limite de 100%.

O valor de 18,35% no percentil 99 foi registrado pela Caixa Econômica Federal. Isso significa que em 99% das operações do banco, os montantes de juros são iguais ou inferiores a 18,35% dos valores originais das dívidas. Em janeiro, esse valor estava em 17,86%, repetiu em fevereiro, subiu para 26,03% em março e agora se encontra no número de abril.

Por outro lado, o percentual de 65,15% no percentil 99 é atribuído à Portoseg S.A. CFI. Em 99% das operações dessa instituição, os montantes de juros são iguais ou inferiores a 65,15% dos valores originais das dívidas. Em março, esse número era de 43,59%, em fevereiro de 20,78% e em janeiro de 21,09%.

Fernando Rocha, chefe do departamento de estatísticas do BC, explicou que a tendência é que os percentuais do percentil 99 aumentem com o tempo, tornando esse indicador relevante por mostrar a rapidez com que a dívida cresce.

Para conferir a lista do percentil 99 (indicando que 99% das operações de cada instituição têm montantes de juros iguais ou inferiores ao percentual indicado em relação aos valores originais das dívidas), confira os percentuais para janeiro, fevereiro, março e abril conforme apresentado acima.

📂 Valores