No primeiro semestre de 2024, as pequenas e médias empresas (PMEs) registraram um aumento de 4,3% no faturamento em comparação com o mesmo período do ano anterior. Essa melhoria, especialmente no segundo trimestre, foi impulsionada pela Indústria e pela recuperação do Comércio, conforme indicam os dados do Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs (IODE-PMEs).
No segundo trimestre de 2024, o crescimento foi de 5,2% em relação ao mesmo período de 2023, de acordo com o índice, que serve como um indicador econômico para empresas com faturamento de até R$ 50 milhões anuais. O estudo monitora 701 atividades econômicas em quatro setores principais: comércio, indústria, infraestrutura e serviços.
No setor da Indústria, as PMEs tiveram um avanço de 11,9% no segundo trimestre, impulsionado pelo aumento da demanda interna e pela redução da inflação ao produtor. Esse cenário resultou na melhoria de 18 das 22 atividades do setor.
Destaque também para a recuperação das PMEs no setor do Comércio no último trimestre, com uma expansão de 4,6% em comparação com o mesmo período de 2023.
Felipe Beraldi, economista e gerente de Indicadores e Estudos Econômicos da Omie, destacou que as PMEs se beneficiaram do aumento da renda das famílias, do mercado de trabalho robusto e das políticas governamentais de expansão de renda, além dos cortes recentes na taxa Selic.
No setor de Serviços, apesar do resultado positivo no segundo trimestre, começam a surgir sinais de desaceleração, devido à perda de confiança de agentes econômicos. As regiões Sudeste e Nordeste apresentaram crescimento, enquanto as regiões Centro-Oeste e Norte tiveram retração.
O faturamento nas PMEs do Sul cresceu 5,6%, com destaque para o Rio Grande do Sul, que registrou um aumento de 9,7% em junho em relação a maio. Já as projeções apontam para um crescimento contínuo no segundo semestre de 2024, com expectativa de encerrar o ano com um faturamento 4,3% maior do que em 2023, e uma alta de 2% em 2025, alinhada às previsões para o PIB brasileiro.
Henrique Pazin – Conhecido como “HP”
Assessor de imprensa e redator desde 2012, viajante & workaholic