Mutirão de negociação de débitos bancários tem início nesta data; saiba como aderir | Organize suas Finanças.

Por

A partir de hoje até o dia 15 de abril, será possível renegociar dívidas no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e demais modalidades de crédito contraídas de bancos e outras instituições financeiras, que estejam em atraso e não possuam bens dados em garantia ou estejam prescritas (maioria dos casos).

Como participar do mutirão?

A negociação poderá ser feita diretamente com a instituição financeira credora, em seus canais oficiais, ou pelo portal consumidor.gov.br. Neste caso, é preciso ser conta Prata ou Ouro no Gov.br.

Também é possível recorrer ao Sistema Nacional de Atendimento ao Consumidor – Proconsumidor, que reúne os pedidos e reclamações recebidos pelos Procons e defensorias públicas de todo o país. Essas entidades ficarão responsáveis pelos procedimentos de notificação, interlocução com os bancos e resolução da negociação.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

A ação conta com uma página exclusiva dentro do portal de educação financeira da Febraban, o Meu Bolso Em Dia, onde pode ser consultados os bancos participantes, as modalidades que podem ser negociadas e o passo a passo para aproveitar a oportunidade.

Pelo sistema Registrato, do Banco Central, o consumidor ainda pode consultar todos os empréstimos em seu nome, bancos onde tem conta, chaves Pix cadastradas, cheques sem fundos e dados de compra ou venda de moeda estrangeira, além da lista de dívidas em nome do consumidor perante as instituições financeiras.

📂 Valores